Recebido com as honras de Estado que lhe são dignas, transportado pelo mais alto representante da Câmara Municipal do Porto, Dr. Rui Moreira enquanto guardião, a par da Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora da Lapa, chegou a Terras de Vera Cruz esta inestimável relíquia, que representa um acto maior de amor daquele que foi o Rei Soldado e que desejou deixar o seu coração à Cidade Invicta.
Saibamos todos aprender com este gesto que um Rei é símbolo intemporal e maior de união dos Povos. Este ano em que se comemoram os 200 anos da Independência do Brasil ficou bem demonstrado o amor que os brasileiros têm por aquele que um dia imperou sobre o Brasil e dos milhares de portugueses que acudiram a honrar na Igreja da Lapa antes da sua partida.
Sirva este acto para aproximar cada vez mais os laços que unem portugueses e brasileiros, aproveitando para recordar a nossa História em comum elevando os nossos compromissos entre Povos numa convivência que passe pelo reforço da nossa Cultura, História e Cooperação a todos os níveis tendo como exemplo o primeiro dos brasileiros, Dom Pedro, capaz de amar Portugal e o Brasil colocando sempre os interesses dos seus Povos acima dos seus.
Serviu como Príncipe, Imperador, Rei e morreu como Duque de Bragança demonstrando que o seu único intento era o de servir.
Viva Portugal
Viva o Brasil
Viva o Rei