Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
No dia 1 de Dezembro, no "mais português de todos os feriados", recordamos com orgulho os feitos de um corajoso grupo de portugueses, a restauração da nossa Nação Portuguesa e aquele que veio a personificá-la - o Rei Dom João IV, que ganhou assim o seu cognome.
Fruto da sua acção como mecenas da música e das artes, e das suas capacidades e conhecimentos indiscutíveis em relação à primeira, também é conhecido pelo "Rei Músico". D. João IV escreveu um conjunto de obras sobre música, coligiu uma das maiores bibliotecas sobre o assunto a nível mundial - infelizmente perdida na sequência do terramoto de 1755 - e fundou uma escola internacional de música em Vila Viçosa. Foi ele quem argumentou, e convenceu a Igreja de Roma a aceitar música instrumental nas igrejas. Também foi compositor.
Entre as obras mais reconhecíveis nesta época Natalícia está uma sua. Ouvida nas ruas e parques gélidos de américa do norte, nos centros das grandes cidades europeias, nas suas igrejas e catedrais e nas suas mais pequenas aldeias, nos concertos de Natal desde o mais humilde ao mais profissional, nos trópicos dos nossos países irmãos e mesmo nas antipodas, passando por todo o tipo de estabelecimeto comercial e elevadores de variada dimensão, é por vezes denominada o "Híno Português", mas conhecêmo-la melhor pelo seu título original em latim: "Adeste Fideles".
Embora a sua autoria seja discutida, há manuscritos datados de 1640 encontrados no Palácio de Vila Viçosa que sustentam a sua autoria pelo soberano português.
A todos um Bom Natal na companhia deste Híno Português, aqui com um toque austríaco!
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.